Um ano de SAF: modelo atrai atenção de clubes e investidores

Por Paulo Crepaldi

Image

Com um ano de promulgação da Lei 14.193/2021, que possibilita a transformação de Clubes em Sociedades Anônimas de Futebol as chamadas “SAF” a aceitação da medida por parte dos Clubes e de torcedores surpreende até mesmo os criadores da proposta.

Durante este primeiro ano de vigência da legislação no Brasil, já houve a criação de 24 SAF’s em diferentes divisões, com expectativa que a busca por esse modelo pelos Clubes cresça por conta das vantagens que este modelo proporciona.

Em entrevista sobre o tema, José Francisco Manssur – advogado e coautor do texto original da Lei da SAF a pedido no senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) – relatou o resultado, que superou as expectativas pelo número de clubes que já constituíram o modelo ou estão pelo menos, analisando a proposta. Ainda, ele aponta a demanda de investidores nacionais e estrangeiros procurando Clubes brasileiros para investir, outro fator que ultrapassou as expectativas.

Mas quais são os benefícios que fizeram com que o interesse pelo modelo de SAF crescesse entre os Clubes e investidores?

O Sócio da HLB Brasil, Paulo Crepaldi, comenta que “o novo modelo viabiliza que clubes profissionalizem gestão e governança, atraindo investidores, além oferecer segurança financeira e jurídica”.

Embora a SAF não seja uma fórmula milagrosa que resolverá todos os problemas administrativos e estruturais do futebol brasileiro, ela apresenta um importante avanço para viabilizar a profissionalização dos Clubes de futebol, o saneamento de dívidas, além de aumentar a confiança de investidores, criando possibilidades de mercado e crescimento.

A HLB Brasil conta com profissionais especializados para auxiliar os Clubes e investidores interessados em todo o processo de constituição da SAF, garantindo segurança e facilidade na decisão. Clique aqui para entender melhor como podemos ajudar.