Segurança Cibernética & Criptomoedas

Você sabia que até 2025, 50% das pessoas com smartphones, mas sem uma conta bancária, usarão uma conta de criptomoeda acessível para celular?

Por Daniella Vendramini

Image

Crédito ou Débito? – Aceita Criptomoeda?          

Em uma pesquisa publicada pelo Gartner este ano, 2019, no IT Symposium em Orlando, com algumas previsões já levantadas para além de 2020, destacou que, hoje, 30% da população mundial utiliza smartphones, mas não faz uso de conta bancária. E a previsão é de que até 2022 empresas como Facebook, PayPal, Airbnb, eBay e Uber – e demais empresas do comércio eletrônico digital – começarão a fornecer e suportar serviços e plataformas de criptomoedas como, por exemplo, a carteira Libra, e os quais estarão habilitados para mais de 750 milhões de clientes que utilizam smartphones e suas plataformas.

Outras alternativas, como o novo sistema de pagamento Amazon Cash, têm como alvo os usuários que pagam em dinheiro, incluindo os não bancários, e contribuirão para o interesse global e a adoção de sistemas de pagamento alternativos.

Este estudo também revela que os serviços de pagamento e remessa de criptomoedas serão utilizados em países com hiperinflação, preservando o poder de compra e o bem-estar financeiro.

Implicações no Mercado até 2022

A previsão é de que as taxas de crescimento de criptomoedas fora dos países totalmente desenvolvidos sejam relativamente muito mais altas na próxima década. Por exemplo, as maiores taxas de crescimento global nos próximos 50 anos virão da África, onde o dinheiro móvel já está gerando taxas mais altas de inclusão financeira.

As contas de criptomoeda acessíveis por meio de dispositivos móveis também devem gerar uma quantidade significativa de oportunidades para o mercado de comércio eletrônico aos cidadãos globais que até agora não tinham acesso fácil ao mercado de capitais e, portanto, aos parceiros comerciais.

As empresas de comércio digital podem sentir pressão para aceitar criptomoedas, mas lutam para entender suas oportunidades e riscos. Os líderes de aplicativos não têm pontos de decisão baseados em fatos para decidir quando e como começar a aceitar o pagamento de criptomoedas.

Embora os riscos de transação em criptomoedas sejam significativos, os comerciantes não precisam aceitar criptomoedas diretamente para participar da oportunidade de mercado. Muitas empresas de comércio digital optaram por usar uma solução de processador que se instala em lei e, portanto, fornece uma camada de isolamento entre o comerciante e o mercado de criptomoedas brutas.

Sua empresa está preparada?



Image


  • Trabalhe com seus colegas jurídicos e financeiros na resolução de questões administrativas internas e no desenvolvimento de regulamentos para se permitir o uso aceitável e a adoção de criptomoedas.
  • Trabalhe com suas contrapartes da linha de negócios a fim de desenvolver planos de negócios que tiram proveito de novos mercados e oportunidades que surgem devido à capacidade de aceitar e efetuar pagamentos por meio de criptomoedas.
  • Prepare aplicativos voltados ao seu cliente para a aceitação e processamento de pagamentos por meio de criptomoedas, para que a sua empresa possa expandir mercados para pequenas empresas atualmente não bancárias.


Image


Daniella Vendramini é gerente de Cyber Security da HLB Brasil.