Processo de humanização na gestão de pessoas dentro das organizações
Por Felipe Pirajá
A gestão de pessoas mais humanizada dentro das organizações é um processo que já vinha sendo exigido nas empresas nos últimos tempos e ganhou ainda mais destaque com a pandemia da Covid-19, onde o bem-estar e saúde dos colaboradores com o trabalho remoto e os riscos de infecção do vírus se tornaram prioridade para o desempenho das organizações.
Gerir é uma das principais estratégias para o planejamento dos negócios, principalmente ao levarmos em conta que os colaboradores são uma das peças-chave para a produção, desenvolvimento e crescimento dos negócios. Afinal, funcionário feliz resulta um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo.
Para isso, manter uma conexão com os colaboradores, saber ouvir, compreender e orientar, lembrando das fragilidades, individualidades e necessidades físicas e mentais de todo o ser humano deve ser umas das estratégias principais para o planejamento e estrutura dos negócios.
Além disso, com a adaptação do cenário pandêmico e a necessidade de rápida implantação do Home Office, a rotina de trabalho sofreu transformações significativa. Juntando o estresse ocasionado pelo isolamento social e atividades de forma remota, além da casa e família, é importante que as empresas compreendam a sobrecarga recebida pelos seus colaboradores e invistam em uma gestão que beneficie não somente a produtividade da organização, como também em apoio e suporte físico e mental.
Empresas que demonstram preocupação e acolhimento com os seus colaboradores, tendem a desenvolver uma relação mais estreita, além de reconhecimento no mercado de trabalho. Despertando o interesse de novos talentos, clientes e investidores.
Um estudo realizado pela startup Humanizadas, realizado com 36.868 pessoas e 226 empresas aponta que empresas que possuem maturidade de gestão e possuem uma relação de valor com todos os stakeholders, adquirem uma liderança consistente e resistem melhor às crises.
Podemos perceber que organizações que investem em gestão possuem vantagens de mercado, mas como desenvolver uma estratégia mais humanizada no processo de gerir seus colaboradores?
Gestão humanizada
Para um processo de gestão de pessoas voltado para a humanização, é importante que as empresas se atentem as principais etapas que estruturam o modelo.
Os gestores devem observar as necessidades de todos os envolvidos no processo, estabelecendo uma comunicação clara e eficaz com todos, mas principalmente entre líderes e liderados.
Ao estruturar essa comunicação, os gestores conseguirão construir uma relação franca e honesta com seus colaboradores e compreender as principais necessidades dos indivíduos e adequá-las ao processo, gestão e planejamento de seus negócios.
Saber ouvir, compreender e priorizar seus colaboradores, humaniza o processo de trabalho e aumenta a satisfação dos empregados. Aumentando assim, o comprometimento, o desejo de fazer parte do time, a proatividade e, consequentemente, a lucratividade da empresa e o reconhecimento dos valores e culturas no mercado – gerando também maior competividade com as concorrentes.
Além disso, uma gestão humanizada com colaboradores empenhados com a empresa, garante a diminuição de rotatividade e ausência no quadro de funcionários. Organizações comprometidas com pessoas e suas necessidades, podem mitigar que seus colaboradores procurem por outras oportunidades no mercado, além de formarem equipes mais engajadas e comprometidas com os objetivos da organização
Essas ações podem gerar ganhos financeiros se utilizadas de forma eficiente pelas organizações, sempre alinhado com a área de Recursos Humanos das empresas. Invista em benefícios que incentivem os seus colaboradores e abram portas para a busca de novas talentos.
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Felipe Pirajá é Gerente de People and Culture da HLB Brasil