Pix: nova ferramenta promete agilidade e segurança para casos de fraudes
Por Juliana Salazar
A partir do dia 16 de novembro, usuários terão acesso a nova ferramenta no Pix que promoverá maior segurança para casos de fraude – o mecanismo de devolução.
Divulgado pelo Banco Central, a novidade trará padronização de regras e procedimentos para devolução de valores que facilitará o processo de suspeita de fraude ou falha operacional no serviço de pagamento instantâneo.
A nova norma está presente na Resolução BCB n° 103 e, conforme nota divulgada pelo BC, “a devolução poderá ser iniciada pelo prestador de serviço de pagamento (PSP) do usuário recebedor, por iniciativa própria ou por solicitação do usuário pagador”.
Atualmente, já existe meio de devolução total ou parcial para casos de transferência equivocada no Pix desde o início das operações do sistema. Entretanto, com a nova ferramenta, usuários terão maior rapidez e eficiência no processo e, além disso, as instituições que realizarem devolução através do mecanismo especial terá que notificar imediatamente sobre a realização do débito em conta – devendo contar no extrato das movimentações.
Neste momento, sem a utilização do mecanismo especial, não é possível que a devolução seja iniciada pela instituição de relacionamento do usuário recebedor, o que dificulta o processo e resolução de eventual fraude ou falha operacional. Em nota, o BC explica que empresas gastam um tempo desnecessário para que casos duvidosos sejam analisados e finalizados, pois as instituições precisam estabelecer procedimentos operacionais bilaterais, reduzindo assim, a eficácia das devoluções.
Apresentando essa ferramenta especifica já integrada no serviço de pagamento instantâneo, trará comodidade e eficiência tanto para as instituições quanto para os usuários.
Dúvidas sobre o assunto? Contamos com profissionais especializados para atender suas principais necessidades. Entre em contato!