AUMENTANDO SUA
LUCRATIVIDADE: EFICIÊNCIA EM VEZ DE
EXPANSÃO
PESQUISA HLB COM LÍDERES EMPRESARIAIS 2025LUCRATIVIDADE: EFICIÊNCIA EM VEZ DE
EXPANSÃO
A economia global está entrando em um período mais tranquilo. As taxas de juros estão se estabilizando e o consumo dos consumidores está aumentando. 46% dos líderes empresariais acreditam que a taxa de crescimento global aumentará no próximo ano. No entanto, as empresas estão entrando na nova fase de crescimento em termos desiguais.
As disrupções contínuas do mercado reduziram a lucratividade das empresas. No entanto, para navegar nas mudanças no comércio, nos custos dos recursos e no consumo, a inovação contínua é necessária. Este ano, nos propomos a explorar o que torna as empresas mais lucrativas e encontramos três componentes distintos: transformação do modelo operacional orientada para a eficiência, investimentos em pessoas e inovação centrada no cliente.
Este ano, metade dos líderes planeja aumentar os investimentos em maior automação e digitalização dos processos de negócios, além de melhorar as capacidades de análise de dados e inteligência de negócios. Os líderes também aperfeiçoaram sua abordagem à adoção de IA, avançando mais rapidamente em um número menor de casos de uso, com foco principal em aumentar os insights e a produtividade humana.
O percentual superior de 25% das empresas, cujas margens de lucro aumentaram 5% ou mais no último ano, têm 1,3 vezes mais chances de ter uma força de trabalho altamente engajada e produtiva — e elas pretendem manter uma vantagem competitiva aumentando seus investimentos em aprendizagem e desenvolvimento, gestão de desempenho e planejamento de sucessão aprimorado.
Construindo modelos operacionais preparados para o futuro
Para prosperar nas condições de mercado, os líderes precisam se adaptar continuamente. Este ano, 79% estão trabalhando para melhorar os modelos operacionais, visando obter mais rapidez operacional, eficiência de custos e resiliência no mercado.
Empresas altamente lucrativas têm 2,6 vezes mais chances de avaliar seu modelo operacional como “otimizado”, graças a uma maior maturidade digital, maior ênfase na gestão de riscos e um compromisso crescente com a sustentabilidade. Essa é uma estratégia visionária, especialmente em um mundo remodelado pelos crescentes riscos climáticos, instabilidade geopolítica e fluxos comerciais interrompidos nos últimos cinco anos.
Com base em nossos dados, três segmentos de desempenho podem ser claramente identificados: Aceleradores de Lucro, Estabilizadores de Lucro e Defensores de Lucro:
Aceleradores de Lucro: Empresas com crescimento de lucro superior a 5%
Estabilizadores de Lucro: Empresas com variação de lucro de -5% a +5%
Defensores de Lucro: Empresas com queda de lucro superior a 5%
Esses segmentos priorizam investimentos em diferentes áreas de eficiência com base em seus modelos operacionais. É claro que os Aceleradores de Lucro buscam ação; 61% planejam adotar novas tecnologias para crescer este ano e 56% investem mais em suas pessoas. Para os Defensores de Lucro, o foco principal está nas melhorias de processos e estrutura, em vez de atualizações tecnológicas.
O investimento em pessoas está em ascensão
Há uma crescente discrepância de habilidades entre as competências que os funcionários possuem e aquelas que as empresas precisam para inovar e transformar seus modelos operacionais. Tecnologias emergentes podem ser um excelente meio de impulsionar a produtividade e a inovação, mas também exigem operadores habilidosos.
Para crescer este ano, metade dos líderes está priorizando investimentos em sua força de trabalho, em particular em treinamentos, desenvolvimento profissional, iniciativas de aprimoramento e requalificação.
Empresas com grande crescimento nas margens de lucro têm 1,3 vezes mais chances de operar com uma força de trabalho altamente engajada e produtiva. Sua receita para o sucesso é construir uma cultura de aprendizado contínuo, gestão de desempenho proativa e nutrição e retenção eficaz de talentos.
Em comparação com os concorrentes, elas também têm mais chances de usar IA para otimizar seu modelo de pessoal, auditorias de habilidades e arranjos de trabalho flexíveis.
Inovação impulsionada pelo cliente
Inovação — a capacidade de introduzir novas ideias ou formas de fazer algo — exige um equilíbrio entre conhecimento técnico e pensamento centrado no cliente. A tecnologia abre caminho para a criação de valor, mas não a garante.
Os líderes buscam ser mais intencionais sobre como a inovação ocorre em suas empresas, dedicando mais recursos a transformações culturais, colaboração entre equipes e análise de comportamento do cliente. Atualmente, 71% utilizam análises preditivas para acompanhar tendências futuras e 68% aproveitam a IA para acelerar protótipos de produtos.
Empresas lucrativas têm quase o dobro de chances de classificar sua inovação como bem-sucedida. Elas estão utilizando IA para estabelecer Laboratórios de Inovação dentro de suas organizações e planejam criar conselhos consultivos de clientes para fazer a transição de uma abordagem centrada no produto para uma abordagem centrada no cliente.
A implantação de segmentação e priorização de clientes impulsionada por IA é uma prioridade para 72%, juntamente com o uso de IA para acelerar pesquisas de mercado e desenvolvimento de produtos.