AUMENTANDO SUA
LUCRATIVIDADE: EFICIÊNCIA EM VEZ DE
EXPANSÃO

PESQUISA HLB COM LÍDERES EMPRESARIAIS 2025

A economia global está entrando em um período mais tranquilo. As taxas de juros estão se estabilizando e o consumo dos consumidores está aumentando. 46% dos líderes empresariais acreditam que a taxa de crescimento global aumentará no próximo ano. No entanto, as empresas estão entrando na nova fase de crescimento em termos desiguais.

As disrupções contínuas do mercado reduziram a lucratividade das empresas. No entanto, para navegar nas mudanças no comércio, nos custos dos recursos e no consumo, a inovação contínua é necessária. Este ano, nos propomos a explorar o que torna as empresas mais lucrativas e encontramos três componentes distintos: transformação do modelo operacional orientada para a eficiência, investimentos em pessoas e inovação centrada no cliente.

Este ano, metade dos líderes planeja aumentar os investimentos em maior automação e digitalização dos processos de negócios, além de melhorar as capacidades de análise de dados e inteligência de negócios. Os líderes também aperfeiçoaram sua abordagem à adoção de IA, avançando mais rapidamente em um número menor de casos de uso, com foco principal em aumentar os insights e a produtividade humana.

O percentual superior de 25% das empresas, cujas margens de lucro aumentaram 5% ou mais no último ano, têm 1,3 vezes mais chances de ter uma força de trabalho altamente engajada e produtiva — e elas pretendem manter uma vantagem competitiva aumentando seus investimentos em aprendizagem e desenvolvimento, gestão de desempenho e planejamento de sucessão aprimorado.

A Pesquisa HLB de Líderes Empresariais 2025 explora como os líderes empresariais podem aumentar suas margens de lucro este ano. Através de 1.242 respostas de 52 países e 4 entrevistas aprofundadas com especialistas no assunto, examinamos as melhorias fundamentais que os líderes fazem para alcançar o crescimento lucrativo.

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aumentaram suas margens de lucro em 5% ou mais em 2024

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estão trabalhando para melhorar seu modelo operacional nos próximos 12 meses

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dos líderes planejam investir mais em pessoas para alcançar o crescimento

Construindo modelos operacionais preparados para o futuro

Para prosperar nas condições de mercado, os líderes precisam se adaptar continuamente. Este ano, 79% estão trabalhando para melhorar os modelos operacionais, visando obter mais rapidez operacional, eficiência de custos e resiliência no mercado.

Empresas altamente lucrativas têm 2,6 vezes mais chances de avaliar seu modelo operacional como “otimizado”, graças a uma maior maturidade digital, maior ênfase na gestão de riscos e um compromisso crescente com a sustentabilidade. Essa é uma estratégia visionária, especialmente em um mundo remodelado pelos crescentes riscos climáticos, instabilidade geopolítica e fluxos comerciais interrompidos nos últimos cinco anos.

Com base em nossos dados, três segmentos de desempenho podem ser claramente identificados: Aceleradores de Lucro, Estabilizadores de Lucro e Defensores de Lucro:

Aceleradores de Lucro: Empresas com crescimento de lucro superior a 5%
Estabilizadores de Lucro: Empresas com variação de lucro de -5% a +5%
Defensores de Lucro: Empresas com queda de lucro superior a 5%

Esses segmentos priorizam investimentos em diferentes áreas de eficiência com base em seus modelos operacionais. É claro que os Aceleradores de Lucro buscam ação; 61% planejam adotar novas tecnologias para crescer este ano e 56% investem mais em suas pessoas. Para os Defensores de Lucro, o foco principal está nas melhorias de processos e estrutura, em vez de atualizações tecnológicas.

“Estamos constantemente avaliando como podemos fazer as coisas melhor. Existe essa pressão constante para se reinventar e melhorar a forma como trabalhamos.”

Desiree Botica;
CEO da Sysdoc, Nova Zelândia/Austrália

O investimento em pessoas está em ascensão

Há uma crescente discrepância de habilidades entre as competências que os funcionários possuem e aquelas que as empresas precisam para inovar e transformar seus modelos operacionais. Tecnologias emergentes podem ser um excelente meio de impulsionar a produtividade e a inovação, mas também exigem operadores habilidosos.

Para crescer este ano, metade dos líderes está priorizando investimentos em sua força de trabalho, em particular em treinamentos, desenvolvimento profissional, iniciativas de aprimoramento e requalificação.

Empresas com grande crescimento nas margens de lucro têm 1,3 vezes mais chances de operar com uma força de trabalho altamente engajada e produtiva. Sua receita para o sucesso é construir uma cultura de aprendizado contínuo, gestão de desempenho proativa e nutrição e retenção eficaz de talentos.

Em comparação com os concorrentes, elas também têm mais chances de usar IA para otimizar seu modelo de pessoal, auditorias de habilidades e arranjos de trabalho flexíveis.

“Há um desequilíbrio de habilidades digitais, com mais demanda do que oferta, o que também cria muitos desafios estruturais no mercado.”

Sanjeevan Bala;
Ex-Group Chief Data & AI Officer (CDAIO), ITV & FTSE NED

Inovação impulsionada pelo cliente

Inovação — a capacidade de introduzir novas ideias ou formas de fazer algo — exige um equilíbrio entre conhecimento técnico e pensamento centrado no cliente. A tecnologia abre caminho para a criação de valor, mas não a garante.

Os líderes buscam ser mais intencionais sobre como a inovação ocorre em suas empresas, dedicando mais recursos a transformações culturais, colaboração entre equipes e análise de comportamento do cliente. Atualmente, 71% utilizam análises preditivas para acompanhar tendências futuras e 68% aproveitam a IA para acelerar protótipos de produtos.

Empresas lucrativas têm quase o dobro de chances de classificar sua inovação como bem-sucedida. Elas estão utilizando IA para estabelecer Laboratórios de Inovação dentro de suas organizações e planejam criar conselhos consultivos de clientes para fazer a transição de uma abordagem centrada no produto para uma abordagem centrada no cliente.

A implantação de segmentação e priorização de clientes impulsionada por IA é uma prioridade para 72%, juntamente com o uso de IA para acelerar pesquisas de mercado e desenvolvimento de produtos.

“Onde está o maior rendimento? Onde está o maior valor para o cliente? Como garantimos o maior retorno possível? Acho que as empresas enfrentam dificuldades quando tentam fazer as duas coisas. Você precisa escolher uma delas e ser incrivelmente bom nisso.”

Melissa Clark-Reynolds ONZM;
Diretora, Atkins Ranch Inc.