Pacto Global da ONU no Brasil lança termômetro para medir ESG de empresas

Por HLB Brasil

Image

Empresas estão cada vez mais empenhadas em aplicar ESG (Environmental, social, and corporate governance em inglês) dentro de suas governanças, se comprometendo em seguir práticas sustentáveis e diversas na busca de melhorias ambientais e sociais.

Para comprovar a eficiência dessas ações e o índice de transformação dentro das organizações, medidas estão surgindo para monitorar e analisar as atividades, principalmente o “S” (social) do ESG, sendo mais difícil de mensurar. Pensando nisso, o Pacto Global da ONU no Brasil lançou a Trilha de Direitos Humanos, na Plataforma de Ação pelos direitos.

Inédita no Brasil, a novidade é uma ferramenta que funciona como um termômetro que permite empresas terem um autodiagnóstico inicial sobre governança e temas críticos como trabalho decente, igualdade, inclusão, saúde e segurança ocupacional..

O objetivo do projeto é embarcar os membros do Pacto Global em um processo de desenvolvimento das atuações das empresas nos Direitos Humanos, através de análise da situação atual de cada uma, além dos afiliados pertencentes a instituição. Assim, a Trilha apresentará um diagnóstico de como o setor privado brasileiro está agindo e as melhorias esperadas.

Para esse primeiro passo do termômetro, a rede do Brasil conquistou mais de 1.600 participantes, que já poderão utilizar a ferramenta de forma gratuita. As empresas passarão por 60 perguntas baseadas em parâmetros internacionais sobre Direitos Humanos, compromissos públicos, nível de transparência, gestão sobre o tema de dentro da organização, procedimentos de identificação e monitoramento de impacto.

As respostas serão mensuradas e, após, terão um diagnóstico completo sobre as ações internas, além disso, o Pacto Global da ONU terá acesso aos resultados e desenvolverá um relatório de tendências, como também investirá na criação de um projeto composto por uma trilha de avanços e medidas de boas práticas e princípios orientadores sobre o tema.

Desde o dia 1° de julho, empresas têm acesso à Ferramenta Eletrônica que ficará disponível até do dia 22 do mesmo mês, quando então os resultados serão fechados e analisados. Para saber mais informações, acesse:

https://www.pactoglobal.org.br/

Para preparar a sua empresa para práticas ESG eficientes e inseridas em suas estratégias de negócios, temos uma linha de serviço voltada para assessor a criação, implantação, aperfeiçoamento, gerenciamento e automação de programas ESG, Riscos e Compliance. Saiba como, clique aqui