Megavazamento: quais os cuidados que devem ser tomados para evitar transações ilícitas com os seus dados?

Por Rafael Variz

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Nos últimos dias, dados pessoais de milhares de brasileiros vazaram através de ações criminosas. Chamado de mega vazamento pelas suas proporções, foram hackeadas fontes com informações de mais de 223 milhões de brasileiros e divulgadas em fóruns usados por criminosos digitais.

Nessa extração de dados, foram divulgadas informações como dados de veículos, dados limitados de CPF, informações sobre escolaridade, benefícios do INSS e programas sociais, renda e score de crédito. Foram disseminados também dados de pessoas falecidas e, por isso, o número de informações divulgadas supera a da população brasileira.

O segundo caso de vazamento aconteceu através da exposição de mais de 100 milhões de números de celular na dark web. A ação foi divulgada pela empresa de cibersegurança PSafe e, de acordo com informações, foram vazados registros de operadoras de telefonia celular, como número, tempo de duração de ligações e informações pessoais do portador.

Infelizmente não se pode fazer muita coisa para reverter o vazamento de dados, o que demostra a fragilidade ainda constante no sistema de armazenamento e proteção de informações no Brasil, além da dificuldade da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) em responder e apresentar soluções efetivas para evitar casos futuros.

Porém, separamos algumas dicas e informações que podem ser úteis para evitar dores de cabeça e riscos de caírem em golpes com a utilização de seus dados pessoais.

Como manter a segurança de seus dados

Com o vazamento de informações pessoais, o cidadão pode correr risco de sofrer roubo de identidade, através de abertura de contas ou transações financeiras e a realização de atividades fraudulentas em seu nome.

O Banco Central disponibilizou uma plataforma que auxilia para saber se o seu CPF está sendo utilizado para métodos ilícitos. Pelo site você pode encontrar informações sobre contas em instituições financeiras vinculadas ao documento, chaves Pix, empréstimos e dívidas em cartões.

Para conferir a plataforma Registrato, acesse: https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/registrato

É importante que a checagem desses dados ocorra somente através de órgãos oficiais, evitando inserir informações ou clicar em links duvidosos que chegam por SMS, e-mail ou aplicativos de mensagem.

A manutenção de senhas também é necessária, escolhendo senhas fortes e realizando a troca de modo frequente as chances de invasão diminuem consideravelmente. Além disso, aconselhamos a não deixar senhas e dados de cartão salvos na conta Google ou no navegador.

Também é orientado a navegação e transação somente em sites confiáveis e não realize pagamento através de locais desconhecidos ou por aplicativos que não sejam oficiais.

Para as empresas, é de extrema importância estarem de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – garantindo a proteção do armazenamento de informações por meio de cybersecurity e uma rede de Tecnologia da Informação fortificada, além de transparência de como eles estão sendo utilizados.

A LGPD entrou efetivamente em vigor no ano passado, porém as multas previstas pela lei ainda não estão sendo aplicadas. Para auxiliar na implantação da lei e nos cuidados e proteção de dados, oferecemos suporte através da linha de serviços HLB Smart.

Entre em contato com um de nossos especialistas e solicite uma proposta ou encaminhe suas dúvidas. A HLB Brasil está disponível para orientá-los da melhor maneira possível.

Rafael Variz é diretor de TI da HLB Brasil