Inovação digital x proteção de dados: empresas comprometidas com a segurança da informação conquistam a confiança de clientes
Por Rafael Variz
A inovação digital trouxe benefícios e transformações relevantes para pessoas e empresas, proporcionando um caminho de possibilidades e crescimento para diversas áreas com o auxílio da tecnologia para o desenvolvimento de negócios e comunicação.
A praticidade encontrada para realizar transações, compra, venda e prestação de serviços 100% digitais conquistou a preferência das pessoas, principalmente com o isolamento social imposto para conter a pandemia da Covid-19.
De acordo com dados divulgados pele Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária em 2020, 74% das transações bancárias aconteceram através de canais digitais. Além disso, o relatório IDC FutureScape for Worldwide Digital Transformation, também do ano passado, aponta que até 2022, 65% do PIB mundial poderá vir de negócios digitais.
Através desses dados e de nossa rotina cada vez mais tecnológica, podemos compreender o impacto da inovação e do digital para o dia a dia, além do consumo frequente de meios e serviços que utilizam inteligência artificial e machine learning para conseguir praticidade e eficiência para as nossas demandas diárias. Empresas também utilizam cada vez mais esses mecanismos e dispositivos IoT para coletar e analisar dados de consumo e clientes para aprimorar as suas estratégias de negócios.
Com a produção constante de informações e dados, a implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) instaurada desde 2020 e o megavazamento de dados que ocorreu no início do ano, a preocupação sobre como os nossos dados pessoais são utilizados pelas empresas pode ser um fator decisivo para a contratação de um serviço atualmente.
A pesquisa realizada pela Cisco em 2020, com profissionais de cyber segurança de 18 países e apresentada através do Data Privacy Benchmark Study, mostra que empresas alinhadas a leis de privacidade de dados conseguem acelerar as suas vendas e engajar o consumidor. Foi apontado também que empresas atrasadas na cultura de privacidade de dados e adequação das leis passam por 60% a mais de dúvidas e cancelamentos nas decisões de contratação e/ou compra.
Por isso, em 2021 e para os próximos anos, a aposta das empresas é a entrega de trabalho dentro da visão “Privacy by Design”, ou seja, a adoção de medidas de segurança e proteção na
concepção dos serviços, contratos ou projetos, sendo a privacidade e proteção de dados o centro de todo o desenvolvimento dos processos organizacionais.
Privacy by Design ou PbD
Para conquistar a confiança de clientes e o comprometimento com a segurança e proteção dos dados fornecidos, empresas apostam no PbD atrelado a inovação digital desde a fase do primeiro contato, aprimorando o User Experience e a privacidade de seus dados, atrelando um projeto que além de respeitar das leis de proteção, acelere as metas de negócios e aumente a confiança dos clientes com a empresa.
Para isso, empresas devem pautar todas as suas políticas dentro dos critérios de privacidade em conjunto com um time de tecnologia da informação (TI) especializado – elaborando mecanismos de proteção e segurança de dados junto aos sistemas já existentes dentro da organização.
A inserção dos cuidados com os dados desde as primeiras etapas deve ser inserida dentro da cultura organizacional da empresa, assegurando ainda mais confiabilidade para clientes, colaboradores e parceiros.
Além disso, alguns mecanismos como administração de cookies, criptografia de dados e anonimização também podem ser considerados como estratégia para conquistar a confiança de consumidores e clientes, presentando visibilidade e transparência com a utilização dos dados e informações dentro da organização e em todas as etapas das atividades empresariais e/ ou comerciais.
Em nossa linha de serviços de IT Advisory, apoiamos empresas em sua adequação à LGPD, cyber segurança, além de certificação e treinamento para fornecer segurança e proteção de dados para a sua empresa. Entre em contato e solicite uma proposta!