Ferramenta fiscal é aposta nas estratégias das empresas
Por Renato Sella
Empresas lidam constantemente com demandas tributárias que consomem boa parte da rotina diária de trabalho dos profissionais.
De acordo com informações disponibilizadas pela Secretaria do Tesouro Nacional, o Brasil atualmente conta com 92 tributos, impostos e taxas em vigor – apresentando crescimento expressivo na carga tributária no PIB brasileiro em 30 anos ao chegar na marca de 31,64% no ano passado.
Sendo um dos países que mais gastam horas com declarações ao Fisco, ferramentas de automação e inteligência artificial de tecnologia fiscal estão se tornando, cada vez mais, importantes aliados para as empresas que precisam declarar e enviar documentos em modelos diferentes que são requeridos com alterações anuais pelas três instâncias governamentais para que elas se mantenham em conformidade fiscal.
Essa alta demanda faz com que seja necessários múltiplos cadastros nas esperas federais, estaduais e municipais e com o auxílio de uma tecnologia fiscal, facilita todo o processo e evita erros que poderiam ocorrer se feitas manualmente, livra as empresas de possíveis autuações fiscais e, consequentemente, reduz custos tributários trazendo benefícios financeiros para as empresas.
Ao investir em uma tecnologia fiscal de qualidade, empresas também conquistam um aumento de produtividade por liberar os seus colaboradores de uma atividade manual e repetitiva, permitindo que eles foquem em outros processos, além de evitar desgaste na rotina profissional e retrabalho em casos de falhas humanas na realização dessas demandas burocráticas.
Organizações que aderiram a inteligência artificial para entrega de demandas tributárias também alegam o aumento na eficiência nos pagamentos tributários por automatizar a geração e o pagamento de guias tributárias, detendo atrasos e pagamentos em duplicidade. Ferramentas tributárias também podem poupar o tempo dos profissionais com monitoramento de prazos e o cumprimento de exigências fiscais por garantir o compliance fiscal da organização.
Com isso, empresas têm mais tempo para focar em estratégias para seus negócios, como também se preparar para as novas mudanças propostas pelas reformas tributária e do imposto de renda que estão em discussão e que pretendem criar mais um imposto que unifica PIS e Cofins – a Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS).
Se você busca rapidez, simplicidade e poupar tempo com essas demandas, investir em uma ferramenta tributária e inteligência fiscal é a melhor aposta para a saúde dos seus negócios, como podemos ver nos pontos citados durante esse artigo. A HLB Brasil – através da criação da ferramenta Tax ID – oferece suporte e solução para as suas demandas fiscais – garantindo governança fiscal, tributária e aumentando a produtividade da sua organização através de profissionais capacidades e atentos as principais novidades tecnológicas que potencializam o crescimento de seus negócios. Entre em contato e solicite uma proposta!