Entenda: transformação tecnológica pode impactar na busca por profissionais especializados
Por HLB Brasil
Apesar das incontáveis melhorias proporcionadas pelas transformações tecnológicas, as competências exigidas dos profissionais para acompanharem essas inovações estão proporcionando dificuldades para empresas na procura de colaboradores com habilidades necessárias para realizar determinadas demandas.
Um estudo desenvolvido pela ManpowerGroup – empresa voltada para consultoria de gestão de pessoas – aponta que a falta de mão de obra qualificada no Brasil alcançou a marca de 81% somente este ano. A média global é de 75%, aumentando a preocupação de empresas brasileiras sobre a qualidade na entrega de seus serviços sem profissionais qualificados para a concorrência de mercado.
O resultado da pesquisa engloba colaboradores de diversos cargos e especializações, contando com a participação de 60 mil empregadores em 40 países. No total, 3 em cada 4 empresários confessaram ter dificuldades na busca de novos talentos.
Esse é o resultado de novas possibilidades e meios que estão surgindo com processos cada vez mais digitais que auxiliam na entrega de demandas e soluções ágeis, mas que necessita da competência humana para que a eficiência seja completa. Não basta uma empresa investir em tecnologia de ponta com processos automatizados se não apresenta profissionais habilidosos para administrá-los, porque são as soft skills de cada um que vão fazer a diferença e ampliar a qualidade dos processos.
Apesar da dificuldade na busca de colaboradores em diversas áreas, profissionais capacitados de TI são os mais procurados por empresas. Ainda conforme estudo realizado pela ManpowerGroup, o setor ocupa o primeiro lugar nas demandas de vagas (40%) e segundo em maior dificuldade para preenchê-las (84%), ficando atrás somente do setor bancário (86%) – atendimento ao cliente, logística e operações, marketing e vendas também entram na lista.
Em 2021, a preocupação com a alta procura desses profissionais com o aumento dos processos tecnológicos já refletia no estudo realizado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom) onde apontou que até 2025, o Brasil terá uma demanda de 797 mil profissionais de TI, precisando formar 159,4 mil por ano para conseguir acompanhar as expectativas. Porém, na realidade, apenas 53 mil são qualificados anualmente para exercer na área.
Com a expectativa de crescimento tecnológico para os próximos anos, muitas mudanças vão ser esperadas no mercado de trabalho, tanto profissionais quanto empresas ainda estão passando por uma fase de descobertas. Entretanto, quanto mais preparado, mais oportunidades podem surgir para todos.