Empresas sofrem com vulnerabilidades em seus sistemas e são alvos fáceis para hackers

Por HLB Brasil

Image

As vulnerabilidades encontradas em sistemas de empresas são um dos principais pontos que levam o crescimento de ataques cibernéticos nos últimos dois anos.

Apesar das constantes transformações tecnológicas, empresas e pessoas ainda não estavam preparadas para cenários totalmente digitalizados, sendo um processo de aprendizado lento que deixa portas abertas para criminosos se aproveitarem.

Segundo último relatório de Cenário de Ameaças divulgado pela Kroll – empresa de segurança digital – a vulnerabilidade de empresas apara ciberataques teve um aumento preocupante, com crescimento de 54% nos ataques de phishing no primeiro trimestre de 2022. A pesquisa ainda aponta que o setor de Prestação de Serviços continua sendo o mais atingido, seguido pelo setor de Manufatura.

Para reforçar as preocupações com as exposições deixadas por empresas em seus sistemas, a autora do relatório e diretora administrativa de Risco Cibernético da Kroll, Laurie Iacono, comenta que “o mais importante apontado no relatório de ameaças da Kroll é o uso contínuo de vulnerabilidades expostas recentemente. Embora 2021 seja lembrado como o ano da vulnerabilidade, 2022, principalmente o primeiro trimestre, será o ano em que grupos de atores de ameaças, como gangues de ransomware, aproveitam essas vulnerabilidades para lançar ataques mais destrutivos”.

Para aproveitar das falhas, criminosos procuram atacar principalmente pequenas e médias empresas (PME) que podem não ter um planejamento estratégico para conter esses ataques. De acordo com informações da empresa de segurança digital, Kaspersky, as PME’s tornaram-se os alvos mais comuns, apresentando aumento de ataques de mais de 41% nos primeiros meses do ano.

Na maioria dos casos, o roubo de senhas permitiu que os criminosos acessassem sistemas internos e o comprometimento de sites acessados pelo público. A empresa de segurança ainda alertou que, conforme pesquisa, os casos tiveram relação com o trabalho remoto e como empresas não preparadas possuem fragilidades e oportunidades para golpes.

Para evitar essa situação, empresas devem investir em um planejamento adequado para fortificar a proteção e segurança de seus dados e sistemas. Com a nossa linha de serviço IT Advisory, auxiliamos em operações voltadas para tech advisory, analytics, infraestrutura digital, cybersecurity, aplicações e inovações, apresentando serviços de qualidade e de acordo com as necessidades apresentadas pelas organizações.

Entre em contato com um de nossos especialistas para conferir como podemos ajudar!






Image
Entre em contato!
Qualquer dúvida, estamos à disposição para ajudá-lo.
Contate-nos
Image

Inscreva-se para obter boletins informativos sobre insights da HLB!