Data Science: como a análise de dados pode ser fundamental para as estratégias do seu negócio?
Por Rafael Variz
Estamos constantemente produzindo milhares de dados e informações, seja através das redes sociais, compartilhando algo na internet, quando contratamos um serviço, assinamos uma newsletter ou produzimos conteúdo no trabalho ou na vida acadêmica. São diversas informações que podem ser úteis como estratégias para alavancar os resultados de uma organização. Mas como podemos transformar uma base de dados, muitas vezes desorganizada, em valor?
O Data Science, ciência que estuda os dados, é um campo de conhecimento que trabalha com estatística, computação, matemática, gestão e tecnologia, com propósito de estudar os dados de uma empresa desde a etapa de captura destas informações até a transformação em insights que podem agregar valor para o seu negócio.
Com destaque nos últimos anos, a área de Data Science ganhou espaço graças à evolução da capacidade de armazenamento e processamento de dados através do Big Data ─ área de conhecimento que ajuda a analisar e tratar grandes quantidades de dados, distribuídos de maneira pouco ordenada na internet.
Através destas informações, empresas podem compreender melhor a jornada de experiência dos clientes na empresa, além de assimilar os fatos que levaram a erros e acertos ao longo da jornada, no caso de e-commerce. Através desta compreensão, poderão ser realizadas estratégias mais assertivas e personalizadas para serem aplicadas em seu modelo de negócio e, consequentemente, o crescimento da sua organização.
Além da utilização do Data Science em processos internos da empresa, o estudo de dados também pode ser eficaz para a área de marketing ao permitir análises precisas sobre o posicionamento das empresas no mercado, em relação aos seus concorrentes e os sentimentos dos consumidores em relação à empresa ou marca. A partir da coleta dessas informações, podem ser realizadas campanhas relevantes de acordo com os interesses e exigências do público-alvo, recebendo como resultado, o aumento de vendas ou contratações.
O Data Science oferece diversos benefícios, como direcionar melhores estratégias, otimização de processos, análises detalhadas, gerenciamento de riscos e percepções de oportunidades. Muitas ferramentas, tais como BI e Data Analytics, podem oferecer auxílio para o diagnóstico e decisões assertivas a partir destes dados.
No entanto, muitas empresas ainda possuem dificuldades em estabelecer conexão entre os dados e transformá-los em informações de valor. Nestes casos, a contribuição de profissionais especializados é essencial para que consigam extrair de dados brutos estratégias e resultados eficientes.
Para saber mais sobre como potencializar os resultados dos seus negócios através do Data Science e ferramentas de Business Intelligence confira o nosso serviço de IT Advisory através do nosso site.
Rafael Variz é diretor de TI da HLB Brasil.