Conselhos para os gestores em tempos de pandemia
Sua empresa está preparada?
Por Dalton Locatelli
Como CEO e sobretudo como médico, uma das minhas maiores preocupações e acredito que seja a da maioria dos gestores, é garantir a saúde e segurança de nossos profissionais, além da continuidade de nosso trabalho e rentabilidade de nossos negócios em tempos de pandemia.
Aqui na HLB Brasil, tem alguns meses que já temos um grupo de continuidade dos negócios para estarmos preparados para garantir o funcionamento de nossas operações em caso de adversidades. Porém, nas últimas três semanas intensificamos o nosso comitê com todos os líderes da organização para garantir sobretudo a segurança de nossas pessoas neste período. Afinal, a obrigação de uma organização não é somente em gerar lucros e sim ser responsável com a comunidade que está inserida. Por isso, se tem alguns conselhos que posso apresentar retirados destas reuniões são:
- Conheça bem a sua rede de profissionais
Ter dados sobre a saúde de nossos profissionais e suas condições têm sido um fator decisório para iniciarmos nosso plano de contingência de maneira gradativa, priorizando as pessoas que mais precisam de auxílio a ficarem em Home Office, como os grupos de risco e agindo de maneira a orientar os cuidados especiais que estas pessoas devem ter com a sua saúde e a de seus familiares. Não é possível permitir que profissionais deixem seus filhos aos cuidados de seus avós em um momento como esse, sendo que este grupo de idosos é o mais suscetível ao vírus. Também são necessários alinhamentos com o plano de saúde dos profissionais para orientações online em caso de sintomas do novo COVID-19.
- É preciso instituir o Home Office com políticas desenhadas para assegurar qualidade e satisfação dos profissionais
Somente colocar os profissionais para trabalhar de casa não adianta. São necessários testes de segurança da informação, orientação sobre o uso correto dos equipamentos, garantir a infraestrutura para que estas pessoas se sintam totalmente apoiadas pela empresa. Além do que, é necessário durante o período de afastamento do escritório destes profissionais, manter o contato constante e a mesma orientação que é dada diariamente nas operações.
- Segurança da informação é fator-chave
Testes de uso prévio fazem o sucesso de uma operação em Home Office. É necessário garantir que todos os parâmetros de segurança da informação estão alinhados entre empresa e colaborador e abastecer as máquinas com sistemas de alta segurança para que os clientes e os profissionais estejam assegurados sobre a autenticidade dos processos que estão sendo desenvolvidos fora do espaço da organização.
- Gestão financeira tem de ser um ponto de total atenção
Uma infraestrutura de contingência não acontece do dia para noite, o planejamento financeiro é que vai nortear a eficiência dos projetos. Por isso, reavaliar os investimentos neste período, cuidar da saúde do fluxo de caixa e investir no que realmente é prioritário traz o sucesso de uma operação como essa para garantir a continuidade das organizações em tempos de crise.
- A integração dos departamentos fará a diferença
Em nosso comitê reunimos líderes da operação e suporte e colocamos desafios a serem trabalhados em equipe e o resultado foi o melhor esperado. As áreas ao trazerem sugestões de trabalho umas para as outras garantiram vários pontos de vistas e enriqueceu as discussões sobre as ações a serem tomadas para garantir o futuro da organização.
O slogan da HLB diz “Together We Make It Happen” e esta visão nunca teve tanto sentido para mim após a união dos líderes. Produzimos como grupo de continuidade muitas ações em poucas semanas e isto me faz acreditar o quão fundamental é o trabalho em equipe em tempos de crise. Esta é a grande lição de tudo isso!
Dalton Locatelli é CEO da HLB Brasil.
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