Conceito ESG atrelado a inovação digital para transformação e saúde organizacional

Por Rafael Variz

Image

Com as transformações sociais, as empresas estão revendo os seus valores como organização e compreendendo que, muitas vezes, a história e o comprometimento delas com questões envolvendo a sociedade valem mais do que o próprio capital para o reconhecimento e crescimento dos negócios.

Por essa razão, empresas estão investindo cada vez mais no conceito ESG (Meio Ambiente, Social e Governanças em português) e adotando ações sustentáveis para transformar e otimizar o desenvolvimento de seus serviços.

Atrelada a inovação digital, o ESG é a aposta do momento para as empresas em 2021 e promete seguir desse mesmo modo nos próximos anos. Mas como a ligação desses dois conceitos podem trazer inovação, reconhecimento e sustentabilidade para as empresas e desenvolvimentos dos negócios?

ESG X Inovação digital

Da mesma maneira que o ESG se tornou algo essencial para a saúde das empresas, a inovação digital foi um processo essencial para o crescimento e inovação empresarial – sobretudo no último ano, com a necessidade cada vez maior da presença das instituições no universo digital devido à pandemia do Covid-19.

Através das ferramentas tecnológicas, as instituições são capazes de otimizar o processo de execução de suas atividades, sistemas e equipes, além de se adequarem rapidamente as mudanças das áreas sociais e organizacionais.

Tanto o conceito ESG e a inovação tecnológica possuem o interesse de agradar o cliente e compreender e aperfeiçoar os negócios da empresa. Por meio da tecnologia, os processos são agilizados e otimizados, do mesmo modo que a ESG compreende as necessidades da sociedade e como a instituição pode contribuir para melhorias através de suas atividades

Juntas, elas compõem de um interesse mútuo de melhorias sociais e sustentáveis. Através de soluções tecnológicas, empresas conseguiram inovar produções e sistemas que anteriormente utiliza energia não sustentável e outros derivados, através de ferramentas digitais, inteligência artificial e análise de dados – totalmente de acordo com as práticas ESG de cuidado com o meio ambiente e responsabilidade social – e ainda, aprimorando o conceito, fazendo o seu sistema ser reconhecido, inovador e viável para as organizações.

Ambos possuem potencial de transformar a forma como as organizações planejam e estruturam as suas práticas governamentais, tornando o processo mais ágil e de acordo com os valores da empresa e o impacto que ela pode fazer na sociedade.