As competências necessárias no mercado de trabalho atual
Por Madeleine Blankenstein
Por conta da pandemia ocasionada pelo coronavírus, fomos condicionados a um cenário em que o isolamento físico é de extrema necessidade e, por isso, estamos passando por um período de adaptação em nosso convívio social, como também no profissional.
Nessas circunstâncias o colaborador deve adaptar a sua jornada de trabalho ao seu vínculo social com outras pessoas de sua família, obrigações domésticas, cuidados com a casa e com os filhos, sem interferir no desempenho de seu trabalho. Não é uma tarefa fácil. E para aqueles que conseguem trabalhar com essa dinâmica, merecem uma atenção especial dos líderes, sócios e gestores, pois apresentam características que são valorizadas no mercado de trabalho atual.
No final do ano passado, o site Época Negócios publicou uma matéria com o PageGroup, empresa especializada em recrutamento, sobre as principais tendências do mercado de trabalho para 2020. Em um dos tópicos é abordado sobre como as atividades realizadas pelos profissionais nos escritórios podem ser transferidos para qualquer lugar. De acordo com a matéria, será cada vez mais comum sairmos das amarras do escritório e com isso, as organizações poderão reduzir gastos e permitirão liberdade e dinâmica para o funcionário.
Com isso, é importante que os líderes consigam identificar em seus atuais e novos colaboradores competências que auxiliam para esse processo. Mas como identificar essas habilidades?
Denominadas como soft skills, são competências que prometem ser consideradas as principais tendências para o mercado de trabalho atual e que podem ser encontradas em profissionais que apresentam resiliência em desempenhar funções, flexibilidade para horários, locais de trabalho e viagem, responsabilidade com a entrega de trabalho e informação, como também paciência e autonomia para executá-los, além é claro, criatividade para ajudar e trazer novidades para a organização.
Outra habilidade que deve ser ressaltada é a ética de um profissional. O empregador precisa confiar 100% em seus colaboradores, principalmente quando o trabalho é realizado remotamente.
O mercado de trabalho está passando por grandes mudanças, as empresas estão precisando acompanhar e inovar de acordo com as novas gerações que consomem seus produtos ou soluções e é exatamente neste cenário em que os colaboradores são inseridos e necessitam se manter atualizados para suprir as exigências impostas.
Havendo dúvidas, nossos profissionais estão à disposição para orientá-los.
Madeleine Blankenstein é sócia de relações institucionais da HLB Brasil.