Já aderiu a campanha destinação solidária do imposto de renda?
Por Rogério Rokembach
A campanha de destinação solidária do imposto de renda é uma importante oportunidade para empresas e pessoas físicas contribuírem para o desenvolvimento de projetos sociais que beneficiam diversas comunidades. Trata-se de uma forma de incentivar a participação da sociedade civil na destinação de recursos para entidades que atuam em áreas como saúde, educação, assistência social, cultura, esporte, meio ambiente, entre outras.
A participação na campanha é muito simples. As empresas que tributam pelo lucro real podem doar até 1% do imposto devido, enquanto as pessoas físicas que optam pela declaração completa, podem doar até 6% do imposto devido. Caso não tenha feito a doação durante o ano base, pode doar diretamente na declaração de imposto de renda, sendo que neste caso poderá doar 3% para o Funcriança e 3% para o Fundo do Idoso. Feita a opção no programa gerador da própria declaração e só emitir os dois darfs e efetuar o pagamento até 31/05/2023, lembrando que essa destinação não gera nenhum custo adicional, uma vez que o valor é retirado do imposto que seria pago ao governo.
Segundo dados divulgados pelo Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita), em 2021, mais de 1,6 bilhão de reais foram destinados para projetos sociais por meio dessa campanha. Esses recursos foram utilizados para apoiar diversas iniciativas sociais.
A participação na campanha de destinação solidária do imposto de renda é uma oportunidade para empresas e pessoas físicas contribuírem para o desenvolvimento de projetos sociais e para o fortalecimento da sociedade civil como um todo. Além disso, ela é uma forma de incentivar a transparência e a prestação de contas por parte das entidades beneficiadas, o que aumenta a confiança da sociedade na efetividade das ações desenvolvidas.
É fundamental que empresas e pessoas físicas participem da campanha de destinação solidária do imposto de renda, pois esta iniciativa representa uma oportunidade de exercer a cidadania e de promover a solidariedade e a justiça social. Fale com o seu contador para saber mais sobre o tema!