Por que a contabilidade deveria falar sobre metaverso?

Por Rogerio Rokembach

Image

Muitas empresas já interagem nesse novo ambiente online imersivo que está sendo criado por gigantes tecnológicos, para que as pessoas interajam entre si no mundo virtual. E, apesar de ainda muito insipiente e cheio de dúvidas sobre o tema, empresas já estão contabilizando seus ativos. Por isso, esse tema precisa ser discutido.

Muitas empresas já estão lucrando neste ambiente, desenvolvendo espaços e os monetizando, e a pergunta é:  como fica o registro contábil e os efeitos tributários de tudo isso?

Atualmente, entende-se que as NFTs podem ser tratadas como obras de arte, mas a longo prazo essa lógica se mantém? A compra de espaços no metaverso, empresas estão inclusive construindo uma Times Square virtual e já há imobiliárias vendendo espaços para empresas e investidores. Como fazer um Valuation destes ativos no futuro? Contabilizar como essas ativos e passivos no balanço?

Como tudo é muito novo, é certo que ainda teremos muitas discussões sobre o tema até serem estabelecidas práticas e entendimentos técnicos consagrados e aceitos pelo mercado e pela sociedade. Por sua vez, o metaverso trará transformações provavelmente significativas muito além das contabilizações e incidências de tributos, além de serviços novos que serão oferecidos com essas novas demandas. É preciso um esforço global para discutir todas estas implicações e elas não podem esperar.

Os profissionais da HLB estão à disposição das empresas para assessorá-las nesse novo mundo de desafios e oportunidades.

 






Image
Entre em contato!
Qualquer dúvida, estamos à disposição para ajudá-lo.
Contate-nos