Por que empresas estão investindo em RH ágil?
Por Felipe Pirajá
O gerenciamento e processo dos Recursos Humanos (RH) das empresas já passavam por mudanças e adaptabilidade com as transformações sociais e foi ampliado com a pandemia e a necessidade de uma transição mais rápida.
Empresas compreendem que o desenvolvimento de demandas e a colaboração eficiente dos colaboradores têm um retorno muito mais satisfatório do que a entrega superficial de resultados. Por isso, metodologias ágeis estão cada vez mais sendo aposta para o crescimento interno e externo de organizações.
Ao trabalhar diretamente com o colaborador, o RH ágil tem o propósito de reduzir o tempo na realização de atividades, focando na qualidade dos serviços entregues aos clientes e melhorando o fluxo das atividades através de ciclos curtos de trabalho.
Com isso, é possível conquistar resultados mais eficientes e diminuir erros no processo com equipes mais colaborativas, autônomas e multidisciplinares. Isso acontece por priorizar o conforto profissional dos colaboradores, a inovação constante e a aplicação de regras flexíveis para o desenvolvimento e entrega das atividades.
Empresas que oferecem o suporte de metodologias ágeis, recebem de seus colaboradores um feedback positivo e satisfação da realização de suas tarefas, em razão dos funcionários se sentirem mais dispostos e valorizados por receberem “carta livre” para se expressarem, terem uma comunicação mais assertiva e reconhecerem que a empresa valoriza principalmente o crescimento pessoal de cada um e em todos os níveis, sem nenhuma distinção.
O RH ágil valoriza a cultura do feedback, o que mantém os colaboradores abertos à adaptação e mudanças – essencial nesse período em que o modelo de trabalho híbrido ganha favoritismo entre as empresas e que ainda é uma novidade para todos. A transparência da metodologia, a humanização e a colaboração como prioridade para o funcionamento de toda a organização, formam equipes eficientes, independentes e dispostas para “usar a camisa da empresa” e oferecer ótimos resultados.
Investir em estratégias e planejamento mais ágeis permite que gestores de RH e organizações estejam abertos a mudanças e transformem o estereótipo enraizado de que os recursos humanos de uma empresa não estão do lado do profissional, sendo que, na verdade, a prioridade é manter o bem-estar do colaborador para ele estar apto para contribuir com os seus colegas ao se sentir satisfeito com a sua colocação dentro da empresa.
Procura profissionais colaborativos e inovadores para compor o time e ser o novo talento na sua empresa? Através da linha de serviços Talents HLB, oferecemos suporte a empresas que não possuem um departamento ou estrutura de Atração de Talentos ou que precisam suprir o aumento da demanda de contratação sem diminuir a produtividade do seu setor. Entre em contato e solicite uma proposta!