Nova versão do sistema de emissão de DARF
Por HLB Brasil
Em junho, a Receita Federal atualizou o Sistema de Cálculo de Acréscimos Legais (SicalcWeb) – acessado diretamente pelo site da Receita sem a necessidade de realizar download para a emissão de Documentos de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).
Nessa nova versão, a emissão do DARF se encontra com um padrão de código de barras mais moderno, além de permitir o pagamento em atraso – situação que o modelo anterior não permitia.
Essa mudança segue o objetivo da Receita de que todo DARF tenha um código de barras, assim como outros documentos de arrecadação, como o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e o Documento de Arrecadação do eSocial (DAE).
Portanto, a versão anterior do programa Sicalc AA que precisava ser instalado pelo usuário foi desativado e não terá novas atualizações.
Entretanto, em razão da exigência de alterações nos sistemas de controle da dívida tributária, a implantação do novo código para todas as receitas será feita gradualmente. Em nota, a Receita federal lembra que os documentos ainda emitidos sem código de barras podem ser pagos pelos canais de atendimento dos bancos da rede arrecadadora e via internet banking.
Dúvidas? Entre em contato com um de nossos especialistas.
Fonte: Receita Federal