O futuro é feminino: mulheres conquistam cada vez mais destaque no mercado e em cargos de liderança
Por Felipe Pirajá
Apesar de ainda presenciarmos uma resistência na equidade de gênero em cargos de liderança, estudos comprovam crescimento gradativo de mulheres ocupando cargos importantes nas empresas.
De acordo com o Índice de Diversidade de Gênero (IDG) elaborado pela Kantar, de 2012 a 2020 a quantidade de mulheres que ocupam cargos de liderança ao redor do mundo dobrou de 10% para 20%. Apesar de ser um resultado tímido, demostra a atenuação de um pré-conceito enraizado em nossa sociedade que apresentava preferência em um perfil de mercado majoritariamente masculino, além de apresentar um cenário futuro em que a diversidade e equidade serão predominantes.
Ao analisarmos o contexto brasileiro, também presenciamos a valorização das mulheres no mercado de trabalho e na procura por cargos de liderança, sobretudo com a comprovação que o grupo feminino supera os homens na busca de preparação de carreira.
Informações disponibilizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que as mulheres representam 45% da população economicamente ativa no país, demonstrando a persistência do grupo de conquistar espaço destro das organizações. A consultoria Expertise Educação também apresenta que 56% dos alunos que iniciam a pós-graduação na área de administração e negócios pertencem ao gênero feminino.
Como citado anteriormente, a desigualdade entre os gêneros infelizmente ainda permanece e encontramos um longo caminho até buscarmos um ambiente corporativo mais junto e igualitário.
Atualmente estamos passando por importantes transformações, a pandemia da Covid-19 mudou a maneira como observamos o mercado de trabalho e o perfil exigido dos profissionais. A Harvard Business Publishing publicou uma pesquisa que demostra que mulheres em cargos de liderança mostraram maior eficiência durante a crise sanitária, ressaltando a competência em gerenciamento de crises e a utilização de habilidades interpessoais, como colaboração, motivação e trabalho em equipe.
Além disso, outro estudo produzido pelo Kantar – o Índice Raykjavik – aponta que no Brasil 41% dos consumidores ficam mais confortáveis em ter uma mulher CEO em uma empresa.
A exigência do perfil profissional é inegavelmente mais severa para as mulheres que, além dos pontos solicitados para o mercado de trabalho, é imposto uma pressão social na relação trabalho/família. Portanto, ao observarmos mulheres conquistando os seus espaços de direito não somente no mercado, mas também em cargos corporativos elevados demonstra o longo caminho percorrido e incentiva a busca de mais mulheres a se inserirem na área.
No Dia Internacional da Mulher, agradecemos à todas que fazem parte do time HLB Brasil e representam o sonho e objetivo de diversas mulheres de serem reconhecidas e valorizadas pelo seu trabalho.
O nosso quadro geral de colaboradores é composto massivamente pelo grupo feminino, dominando 65% do nosso total de profissionais. Temos o orgulho de sermos representados por mulheres ocupando 56% de cargos de média e alta liderança e 47% em comandos de áreas e operações.
Somos gratos de contarmos com profissionais que nos ensinam sobre valorização e força. Buscamos constantemente oferecer uma rede de apoio e ampliar ainda mais as possibilidades para um futuro cada vez mais feminino.
Felipe Pirajá é Gerente de People and Culture da HLB Brasil