Governo sanciona lei que incentiva a Internet das Coisas
Por Rafael Variz
A Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT) é um conceito que remete a uma rede de dispositivos conectados que auxiliam na rotina de um indivíduo, seja através de smartphones, computadores, tablets, geladeiras, relógios, televisores e aparelhos em casa. Também se aplica a dispositivos conectados em uma organização empresarial, como equipamentos industriais inteligentes, sensores, veículos “smart”, entre outros, automatizando processos corporativos.
De acordo com dados divulgados pelo Governo Federal, atualmente são computados 15 bilhões de dispositivos conectados à internet no mundo. A expectativa é que esse número ultrapasse 35 bilhões até 2025.
Para facilitar e incentivar esse processo, o presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que promove o estímulo à IoT e prevê o aquecimento dos setores tecnológicos e digitais. A expectativa é que a medida incentive o investimento no Brasil e gere mais de 10 milhões de empregos para os próximos anos.
Conforme a lei, alguns tributos incidentes sobre os componentes de telecomunicações que compõem sistemas de comunicação entre máquinas serão zerados. Além disso, as novas regras proporcionam licenciamento de equipamentos junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Ainda conforme informações divulgadas, a legislação entrará em vigor a partir de 1° de janeiro ─ com benefícios tributários até 2025. O objetivo da Lei é facilitar a vida do usuário e clientes na automação de tarefas e transformar o Brasil em uma das principais potências globais através da Internet das Coisas.
Dúvidas sobre aplicações de TI eficazes para sua companhia? Confira nossa linha de serviços HLB Smart e saiba como podemos desenvolver projetos específicos para as necessidades dos seus negócios.
Rafael Variz é Diretor de TI da HLB Brasil