ECF 2020 – A entrega da ECF e os novos desafios da pandemia
Por Maurício Plinta
Como sabemos, estamos vivendo tempos desafiadores durante o período de pandemia ainda mais para as empresas atuando com processos administrados à distância.
O cruzamento de dados da Receita Federal é uma das principais finalidades da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) que deve ser entregue pelo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) até o dia 30 de setembro deste ano em relação às operações do ano-calendário de 2019.
A ECF traz consigo grandes desafios para as empresas, dentre os quais, a apresentação de informações consistentes e alinhadas com os processos internos e aos controles fiscais acessórios, o que aumenta o nível de responsabilidade em relação às informações a serem apresentadas.
As maiores preocupações das empresas geralmente estão ligadas à capacitação dos encarregados pelos processos, o cumprimento do prazo e a utilização de programas confiáveis para o gerenciamento das informações entregues à Receita Federal em face da riqueza de detalhamento das informações exigidas.
Como alternativa, uma revisão externa feita por especialistas pode identificar e solucionar eventuais informações inconsistentes com os registros contábeis ou com outras obrigações fiscais acessórias. A HLB Brasil possui uma equipe experiente e que pode ajudar sua empresa para um melhor gerenciamento dos riscos de conformidade.
Maurício Plinta é Sócio da área Trabalhista e Previdenciária da HLB Brasil